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GAME COM CLASSE





PRO BONO

Com excelente aproveitamento coletivo obtidos nos quesitos presença, conduta e calçado apropriado durante a semana do dia 01/05/2022 ao 05/05/2022 , o 6º Ano D foi a primeira turma a usufruir do direito de utilizar as quadras da Escola Estadual Lydia Rocha. Durante o recreio, vários estudantes ficaram observando seus colegas de escola se divertindo na quadra. Será que o exemplo dado pelo 6ºD será seguida pela demais turmas? Qual classe conseguirá vencer a disputa esta semana?






Fundamental



Se o importante é competir, o fundamental é cooperar. Foi com este pensamento que os alunos do 5ºC da EE Prof.ª Iolanda Ribeiro Novais, no dia 09/11/2016, conquistaram mais uma vez o direito de usufruir da quadra no horário de intervalo entre as aulas. E desta vez com louvor, pois, além de suplantarem todos os seus oponentes, conseguiram o feito de atingirem 100% em todos os indicadores observados nas aulas de Educação Física: presença, conduta e uniforme.

Em relação ao último quesito, os discípulos desta turma deram um show à parte. Embora  não houvesse obrigatoriedade quanto ao uso de  camiseta de uniforme, ainda assim os integrantes desta verdadeira equipe estavam todos vestidos a caráter. A explicação para tal feito foi devido àqueles que possuíam mais de uma camiseta de uniforme  terem levado as de reserva para uma eventual necessidade de emprestar, fosse para aqueles que não possuíssem, ou àqueles que tivessem esquecido mesmo.
 E aí, 5ºC? Será que vão manter a hegemonia?



Xadrez Coletivo - Campeões!
1/11/2012

No destaque os campeões do 3º Campeonato de xadrez coletivo de 2012


Com utilização dos recursos disponibilizados pelo site FLYORDIE.COM, o sonho de realizar um jogo presencial para finalizar o projeto de xadrez coletivo escolar foi possível.
A maior dificuldade era equacionar a diferença de alunos matriculados nas turmas que se enfrentariam na grande final, pois, embora seja estipulado por lei que o número de alunos matriculados no primeiro ciclo não possa exceder 30, nada consta quanto ao número mínimo. 
Sendo assim, optamos por dividir as turmas em cinco pequenos grupos, tal como sugerido pelo Referencial Curricular das Escolas Municipais de Educação Básica de Franca para a Disciplina de Educação Física (para acessá-lo clique aqui!), com a possibilidade de haver variação do número de integrantes por subequipes. Estas se confrontariam com as suas correspondentes de acordo com a ordenação previamente adotada através de votação efetuada pelos membros integrantes da classes. 
Outra preocupação nossa era que o espírito de equipe realmente fosse o guia de todas as ações desencadeadas pelo projeto. Para tanto, ficou estabelecido que os subgrupos seriam agrupados respeitando-se a listagem oficial de matrícula das turmas. Com isso, seria necessário que em cada agrupamento houvesse jogadores com condições de realmente realizar de forma satisfatória a partida (para acessar o regulamento clique aqui!).
Um imprevisto acabou nos forçando a realizar outro velho objetivo. Possibilitar aos alunos envolvidos no projeto a experiência de jogar online e completamente a distância.
Com a cooperação  da Elaine, Coordenadora do Projeto Ações da Secretaria Municipal de Educação de Franca, da Diretora Lucimar, da EMEB Prof. César Augusto de Oliveira, da Diretora Zilda, da EE Prof.ª Iolanda Ribeiro Novais, da Sheila, Gerente de Organizações Escolares da EE Prof.ª Iolanda Ribeiro Novais, da Olga, Orientadora Pedagógica da EMEB Prof. César Augusto de Oliveira, da Patrícia, Secretária da EMEB Prof. César Augusto de Oliveira, dos escriturários Cleide e Valtenir, da EMEB Prof. César Augusto de Oliveira, da Naiara, professora do 5ºD do CAO, e da Bianca, Douglas, Glauce, agentes de organizações escolares da EE Prof. Iolanda Ribeiro Novais, e do Júlio, agente de organizações escolares da EMEB Prof. César Augusto de Oliveira, mais esta outra meta foi atingida, e para o ano que vem, com toda a experiência adquirida, e as melhorias nas EMEB Prof. César Augusto de Oliveira, EMEB Prof.ª Luzinete Cortez Balieiro e EE Iolanda Ribeiro Novais as perspectivas são as mais promissoras possíveis...
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Xadrez Coletivo 2011

No destaque os campeões do 2º campeonato de xadrez coletivo (2011)
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BICAMPEÃO - 01/07/2011



Hoje foi encerrado o concurso "Discípulo Nota 10!!", mas não temos um resultado ideal. É que dois alunos,  Guilherme Araújo, da EE Iolanda Ribeiro Novais, e João Victor, do 4º C da EMEB César Augusto de Oliveira, demonstraram possuir bom domínio do xeque-mate. No entanto, ambos cometeram equívocos em suas postagens.
O Guilherme registrou a resposta correta (Th1h8++), mas, no mesmo envio, fez a afirmação que a peça alojada na casa "e1" seria uma dama e que ao deslocá-la até a "e8" também colocaria o rei preto, que se encontra na casa "a8", em situação de xeque-mate. Ocorre que a peça na casa "e1" é um rei, sendo impossível, portanto, deslocar-se por sete casas, quanto mais atacar o rei adversário! Além do mais, se a peça na casa "e1" fosse uma dama jamais poderia dar xeque-mate na que se encontra na "a8", pois são idênticas quanto à forma, ou seja, seria um lance no qual uma dama   apenas ameaçaria a adversária...
Já o aluno João Victor, do 4º ano C da EMEB César Augusto de Oliveira, acertou tanto a peça que deveria se movimentar, quanto a casa destino a partir da qual, alojando a torre movimentada (Th1), empreenderia um ataque irresistível ao rei que se encontra na casa "a8". Contudo, afirmou que a peça a ser movimentada está na casa "h8", quando, na verdade, está na "h1". Se já não bastasse postou seu comentário no dia 08/06/2011, infringindo o artigo 2º do regulamento.
No nosso entendimento a resposta correta só prevê o lance Th1h8++, e efetuado no período compreendido a partir das 20h00 do dia 17/06/2011 até as 20h00 do dia 01/07/2011. Entretanto, se o aluno/enxadrista/blogador Guilherme tivesse feito as mesmas afirmações que efetuou em lances diferentes, teríamos considerado a correta. Sendo assim, temos um bicampeão!
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CRIATIVIDADE! - 16/06/2011

 O 4º ano D, da EMEB César Augusto de Oliveira, sob o comando dos alunos/enxadristas Pedro Henrique Tavares Rodrigues e Miguel Rezende Sérgio, que  imprimiram e xerocaram para a turma toda a tarefa constante na página trabalho, realizou a atividade postada no blogadademestre com um índice surpreendente: todos os alunos realizaram a tarefa!
Sendo assim, mesmo que o vencedor da promoção "Discípulo Nota 10" não tenha sido um integrante deste time, digo, classe, todos tiveram o direito de escolher qual conteúdo desenvolver na aula subsequente de Educação Física,  com a imprescindível colaboração da Professora de Educação Física Alice, evidentemente!

O 4º Ano D, do C.A.O.. A primeira turma a realizar a tarefa com 100% de aproveitamento...

...Graças aos estrategistas, da esquerda para direita, Pedro e Miguel!
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PROMOÇÃO - 08/05/2011 até 22/05/2011

"Eu não acredito em caridade. Eu acredito em solidariedade. Caridade é tão vertical. Vai de cima para baixo. Solidariedade é horizontal: respeita a outra pessoa e aprende com o outro. A maioria de nós tem muito o que aprender com as outras pessoas. ( Eduardo Galeano )

Contando com a colaboração da admistração da EE Iolanda Ribeiro Novais, o blogadademestre ofereceu uma bola de basquete e um jogo de xadrez para o primeiro aluno que postasse a resposta correta da situação-problema publicada na página Arte, e jogos de xadrez impressos para os seus colegas de turma.
Vale lembrar que a concorrência foi iniciada exatamente às 20h00 (oito horas) do dia 08/05/2011, ficando disponível apenas para os alunos que conseguiram nota 10 (dez) e ajudaram algum companheiro!
A promoção foi válida por duas semanas e, ao findar da mesma, esperamos ter estimulado uma vez mais, com o uso de  tecnologia da informação e comunicação, a melhora da educação de nossos estudantes.
Parabéns para o Guilherme e seus companheiros de time, ou melhor, seus colegas de classe...
Veja mais...

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LIDERANÇA - 04/05/2011

Com 13/18 do total de alunos matriculados, o 3º ano C, da EE Iolanda Ribeiro Novais, da professora Rosalina Peliciari, foi o grande vencedor da competição para verificar qual turma conseguiria apresentar no dia da prova o maior percentual de alunos em situação adequada (registrar no caderno quadriculado as atividades de fixação postadas e corrigidas neste blog/site - matéria publicada em 22/03/2011) . E, assim como havíamos combinado, a "equipe" campeã pôde hoje optar pelo conteúdo da cultura corporal do movimento que mais se identificasse.
Como não poderia deixar de ser, os meninos escolheram um jogo/brincadeira denominado "tira sai", ou seja, uma atividade ligada ao tema futebol. 

Nossa "equipe" campeã!


 Cada um por si apenas no jogo/brincadeira, hein!


E aí, vamos pular?

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COLETIVIDADE - 22/03/2011
  
As atividades de fixação desenvolvidas hoje, em aula,  estavam programadas há uma semana. Inclusive, todas as questões forma elaboradas  e postadas cuidadosamente no blogadademestre para que os alunos pudessem realizá-las com antecedência. Desta forma, aqueles que trouxessem seus exercícios corretamente realizados poderiam jogar xadrez no tempo destinado para a aula de Educação Física (ou protoxadrez para os educandos mais novos).
Vários alunos dos quartos anos e quartas séries aceitaram o desafio, mas uma turma, em especial, conseguiu atingir maior relação entre o número de alunos matriculados e aqueles que apresentaram os exercícios no início da aula, , isto é, o percentual de alunos em situação adequada foi maior que o das demais.

Dos dezenove alunos matriculados na 4ª B, sete realizaram a tarefa programada para a aula de hoje com antecedência. Da esquerda para direita, são eles: Rívia, Yasmin, Daiellen, Daniel, Gabriel e Lucas ( o aluno Guilherme Araújo não pôde posar para fotografia, pois teve que se ausentar da aula por motivos de força maior) 
   

 No destaque, Gabriel jogando "xadrez com o pequeno fritz"...


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TECNOLOGIA

Os alunos da EMEB César Augusto de Oliveira agora têm aulas específicas de xadrez articuladas com as TICs (tecnologia da informação e da comunicação). E, graças às possibilidades oferecidas pelas novas tecnologias, o aluno João Victor da Silva Faleiros, do 4º ano C, realizou as atividades postadas no blogadademestre.
O blogadademestre parabeniza o jovem aluno (com a mão esquerda erguida e à direita da imagem) João Victor!
 Com o uso adequado das novas tecnologias é perfeitamente possível antecipar as atividades programadas para serem desenvolvidas em aula, e um bom exemplo disso foi a atitude de João Victor.
Mesmo estando agendadas apenas para a semanada que vem, as atividades de fixação postadas na página trabalho já foram realizadas pelo nosso pequeno enxadrista. Entretanto, seu trabalho só está começando!
Esperamos que ele compartilhe esta experiência com seus colegas, pois, embora reconheçamos o quão importantes são  as iniciativas individuais, pretendemos durante este projeto disseminar primordialmente valores que estimulem atitudes direcionadas ao próximo, isto é, para o bem coletivo, tais como: solidariedade, alteridade, compaixão, compreensão, etc...

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AGORA É OFICIAL! - postada em 11/03/2011

postado em 11/03/2011

O blogada de mestre agora possui uma versão oficial! Além do conteúdo educacional já disponibilizado aos seus leitores, nas páginas públicas, haverá aquele cuja proposta será a de contribuir com o processo de formação dos professores. Entretanto, os interessados precisam obter um convite.
Em face da escassez de professores preparados para lidar com a arte de caissa na prefeitura municipal de Franca e das possibilidades advindas dos "novos" recursos tecnológicos da informação e comunicação (e-mails, blogs, sites, etc...), para este ano que está começando, nós da equipe de xadrez estamos com um projeto de contribuir com a formação de professores de Educação Física das esferas estadual e municipal, e, por que não, também dos professores polivalentes destes dois segmentos. Para tanto, a elaboração de um setor restrito foi imprescindível.
A partir da confecção de uma zona acessível apenas aos futuros cursistas foi possível conciliar as necessidades do dia-a-dia de nossa práxis pedagógica com expectativas que extrapolam em muito o que já foi realizado até aqui.
Cientes quanto à não presença de vários professores de educação física nas reuniões pedagógicas de algumas escolas nas quais trabalham (REPs para as municipais, e HTPCs para as estaduais), uma vez que, não rara às vezes, lecionam em mais de um estabelecimento de ensino, além da clássica desarticulação entre estes e os polivalentes, pois, mesmo quando atuam na mesma unidade escolar e fazem os estudos pedagógicos juntos, a pauta é praticamente toda direcionada para o processo de alfabetização, estamos cogitando ampliar a capacidade comunicativa deste sujeitos em torno de um tema em comum, pelo menos no que tange às limitações físico/temporais...
A partir desta perspectiva identificamos a possibilidade de expandir por toda a rede municipal os conhecimentos necessários para se trabalhar com o xadrez, mesmo quando há entraves de ordem espaço/temporal envolvidos.
Corroborando com tudo isso, a necessidade atual de comprovar as horas referentes ao artigo 31 do estatuto do magistério público municipal  só veio a reforçar o potencial de se atrelar ao processo de formação continuada o estudo do xadrez a distância ( on line).
A ousadia vislumbrada só será concretizada, entretanto, com o apoio maciço daqueles que sonham com uma educação de qualidade.
Sendo assim, aceitem nosso convite geral para que não deixem de acompanhar a evolução de um projeto que, na verdade, é de todos nós...

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POSTAGENS - 2010

PARABÉNS

Embora os alunos da 4ª A - EE IOLANDA RIBEIRO NOVAIS não tenham percebido que havia um lance melhor para executar (21. ...,Dh4g3+ - possibilitandoZUGZWANG" - "palavra alemã, significando a derrota pela obrigação de jogar". D'AGOSTINI, p. 49, 22ªed.


21. ...Tg1g3+. Quase...




Situação de jogo após 21 lances executados por ambas as equipes, ou seja,pela 4ª A, da escola Iolanda Ribeiro Novais, e pelo 5º F, da escola César Augusto de Oliveira



Situação de jogo após 22 lances efetuados pelas peças claras.Caso houvesse mais aulas e os jogadores da 4ª A não vacilassem novamente seria possível dar xeque-mate em 3 lances!



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DESTAQUE!

O aluno Cléber Alves da França, do 5ºC da escola César Augusto de Oliveira, teve uma atitude digna de menção honrosa!
Embora não fosse seu dia de realizar o lance a distância, assim mesmo optou por ajudar seus companheiros. Estes, em alguns momentos, até reclamaram de seus comentários, mas Cléber não se deu por vencido.
Ameçados de perder sua Rainha, os alunos do 5º C encontraram bastante dificuldades para perceberem para qual casinha deveriam fugir com sua valiosa peça. Quando já não havia mais esperanças, pois o professor afirmara que o tempo já havia se esgotado, Cléber consigiu visualizar para qual casinha deveria dirigir sua Dama. De imediato, chamou os companheiros responsáveis pelo lance do dia e mostrou-lhes seu grande feito. Seus colegas, um tanto constrangidos, agradeceram...


Situação em que se encontrava o jogo entre a 4ªC da escola Iolanda Ribeiro Novais (jogando com as peças escuras) e o 5ºC, da escola César Augusto de Oliveira, após dez lances de ambas as classes.


Situação de jogo após a sugestão do jogador Cléber.
Percebam que a única casinha para a fuga da rainha era a "b7"







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FÓRUM - INTERDISCIPLINARIDADE

Um projeto interdisciplinar de trabalho ou de ensino consegue captar a profundidade das relações conscientes entre pessoas e entre pessoas e coisas. Nesse sentido, precisa ser um projeto que não se oriente apenas para o produzir[...] Nesse sentido,ele nunca poderá ser imposto, mas deverá surgir de uma proposição, de um ato de vontade frente a um projeto que procura conhecer melhor. (grifo nosso)
[...]
A solidão dessa insegurança individual que caracteriza o pensar interdisciplinar pode diluir-se na troca, no diálogo, no aceitar o pensar do outro. Exige a passagem da subjetividade para a intersubjetividade. IVANI FAZENDA

A razão e o debate, o respeito à expressão e ao pensamento do outro são questões bem mais importantes do que este ou aquele capítulo de qualquer disciplina. Ainda é preciso dar-se conta disso. No ensino, como em outros ofícios, a lucidez é uma competência básica, quando se trata - não se podendo fazer tudo - de determinar as questões principais. PHILLIPE PERRENOUD
Considerando também as epígrafes acima, responda a seguintes questões:

a) O que a legislação (4.972/98) diz sobre o diálogo entre os professores?

b) De acordo com sua visão, em que as novas tecnologias de mediação a distância podem contribuir na relação dos professores de educação física entre si, e entre estes e os polivalentes com os quais trabalham?