Formação


29/06/2024

Diálogo com o diretor

Registro reflexivo

Devemos compreender que, na busca da verdade, as atividades auto-observadoras devem ser inseparáveis das atividades observadoras, as autocríticas, inseparáveis das críticas, os processos reflexivos, inseparáveis dos processos de objetivação. (Edgar Morin, Os sete saberes necessários à Educação do Futuro, página 30)

 

   O desequilíbrio entre os desejos dos estudantes e as respectivas negligências com seus deveres devem ser alvo de intervenções por parte do professor no processo de ensino aprendizagem. Os possíveis atritos advindos destas modelagens são momentos oportunos para os alunos adquirirem mais autoconhecimento e autocuidado, aumentando, com isso, a probabilidade de ampliarem seus níveis de conscienciosidade. Infelizmente, quando há solicitação de mediação, seja por parte do docente, seja do (pré) adolescente, não há o redirecionamento do desentendimento para os diretamente interessados na resolução do mesmo: professor e aluno. Dessa forma, por vezes, gestores, mediadores e pais deixam a posição de fundo, interrompendo a possibilidade de entendimento mútuo entre aqueles que deveriam permanecer como figuras centrais. Tal  falta  de coerência apenas oculta o problema, reprime, ou seja, o conflito que antes era manifesto persiste de forma latente. 

Complementarmente ao que foi sugerido, aos 07/07/2024, pede-se:

  1. Respeito por parte dos gestores, mediador e pais ao direito de aprendizagem dos alunos, estimulando-os ao protagonismo e, por conseguinte, resolverem os próprios conflitos em vez de aceitarem a terceirização solicitada. Logo, orientar os alunos, e pais quando for necessário, que se preparem para conversar com o professor, seja através do registro por escrito, recurso de áudio ou áudio visual é o procedimento esperado.
  2. Durante os recreios, possibilitar ao docente que acompanhe os estudantes que apresentarem conduta inadequadas nas aulas. Preservado o tempo para alimentação em local definido, hidratação e utilização do banheiro, utilizar o restante para o estabelecimento do diálogo entre aluno e o professor responsável. Sanções por reciprocidade complementares poderão ser aplicadas, caso o aprendiz não apresente as mudanças esperadas.
  3. Facilitação ao acesso às advertências de cada aluno nas ATPCs. Tolerância de no máximo uma, desde que esta não seja grave. Duas ou mais, necessariamente,  o professor terá o direito instransferível de dialogar com o estudante no tempo restante do intervalo.
  4. Diminuir proporcionalmente ao número de atendimentos/diálogo, o tempo nas ATPCs do professor que assumir tal compromisso.








09/06/2023 início às 7h30, término às 10h20. Início às 11h10, término às 11h41. Início 14h50, término 15h19. Início 16h30, término 17h05. Início 18h50, término às 19h43

14/06/2023 Inicio 05h32, término 05h37

21/06/2023 Início =~14h00, término =~15h00 

21/06/2023 Início 20h27, término às 21h23


24/06/2023 =~10h00 , término =~12h00

07/07/2023 Início 09h22


Diálogo com o Diretor Escolar

  1. Propor que as sugestões abaixo sejam consideradas para se compor a pauta da reunião do Conselho de Escola a ser realizado no próximo dia 24/06/2023, alinhando com o Projeto Político Pedagógico da escola e Regimento Escolar
  2. Solicitar que tenha mais tempo de autonomia nas ATPC. Como já conversado, a atuação direta com os estudantes demanda tempo e pelo que observo, apenas 45 minutos é insuficiente.

Diálogo com Coordenadores de Organização Escolar, Professor Orientador de Convivência e Agentes de Organização Escolar 

  1. Sugerir a criação de sistema de monitoramento nos intervalos de aulas (recreios) a ser realizado pelos próprios estudantes (prioridade para matriculados nos 8º anos) sob supervisão dos agentes [( https://ndmais.com.br/educacao/recreio-monitorado-estudantes-de-joinville-desenvolvem-autonomia-em-intervalo-escolar/ )  (https://infonet.com.br/informepublicitario/estudante-monitor-sergipe-no-mundo-e-editora-seduc/)]

Quarta-feira, 07/06/2023, pouco antes do final do recreio, presenciei a partir da janela do 7°B  uma reunião entre 2 alunas do 8°A e duas do 6°A, as quais costumeiramente se comunicam de forma demasiadamente violenta e fazem apologia à agressões físicas como forma de resolver conflitos interpessoais.

  • Talvez se tivessem  além das poucas Agentes de Organização Escolar, que chegaram segundos depois do incidente, monitores direcionados para prevenção de conflitos (e os professores responsáveis estivessem posicionados onde havia sido acordado em ATPC), as vias de fato entre duas estudantes do 8°A e 8°B, pouco depois do final do intervalo, praticamente em frente à sala de mediação poderiam ter sido evitadas (embora tenha interferido na contenção das agressões mútuas, não foi registrada a advertência por mim devido ao fato que estava acompanhando outra turma no momento do ocorrido; poderia ter comunicado posteriormente aos professores responsáveis)Selecionar os estudantes de acordo com a capacidade/interesse de conter/promover violência física, uniformizá-los (coletes, crachás, braçadeiras, ou outro recurso para identificação) e dar-lhes preparo em conversas particulares, em grupos reduzidos ou em conjunto com o grêmio estudantil são hipóteses a se considerar.Liberar o uso da quadra para estudantes sem restrições disciplinares e/ou turmas com melhores indicadores de conduta, passíveis de serem aferidas por formulários do Google ou Microsoft (por registro no excel, ou por nota, as quais constem como positivas  as competências gerais coerentes com maior autonomia, ou ainda por outro critério a ser definido). A opção por estações de arremesso do lance livre, da linha dos 3 pontos, chute ao gol, corda, bolinho, etc. são alternativas para a inclusão de atividades com movimentos de forma controlada. Monitoramento das sanções por reciprocidade pelos próprios estudantes durante os intervalos sob supervisão do Professor Orientador de Convivência (ou outro profissional a se definir). 
  • Para se criar fonte de recursos, uma alternativa seria fazer promoções de pizza/ sorvete tendo os professores como maiores colaboradores na aquisição dos produtos. Os lucros obtidos poderiam ser revertidos para incentivo dos estudantes.
Estabelecer medidas disciplinares coerentes com as falhas cometidas é necessário. No entanto, se as mesmas não forem aplicadas não surtirão os efeitos esperados. Nas advertências, habitualmente, prescrevo quais ações reparatórias deverão ser implementadas, mas, por vezes, acabam não sendo realizadas por diversos fatores, tais como: condução da atividade programada para a aula, atribuições profissionais da equipe das Agentes de Organização Escolar, demanda diversas dos demais estudantes.
Ainda como sugestão, a dosimetria da sanção poderá ser definida baseada pelas estatística das advertências obtidas através dos formulários do Google ou Microsoft, as quais deverão ser encaminhadas para e-mail institucional dos estudantes de forma a dar transparência e maior eficácia na relação com os pais, uma vez que os mesmos deverão ter ciência dos ocorridos durante o processo todo e não apenas assiná-las nas reuniões dos pais e/ou responsáveis, ou quando estiverem prestes a serem suspensos, salvo conhecimento mais apurado dos trâmites atualmente em curso.

  • Selecionar os estudantes de acordo com a capacidade/interesse de mediar conflitos através do diálogo, apreço por jogos eletrônicos, literatura, etc. (personalidade com baixo nível de extroversão) uniformizá-los e dar-lhes preparo específico em conjunto com o Grêmio Estudantil são hipóteses a se considerar.
  • Instalar sistema de áudio nas sala de aula para comunicação e acompanhamento dos estudantes.
  • Uso da sala de leitura e informática para alunos com indicadores positivos de competências básicas durante os recreios quando não coincidir com as ATPCs.
  • Baixar o App Telegram para os estudantes monitores se  comunicarem a distância com o POC (ou outro profissional a se definir) enquanto o Whatsapp não possui o recurso Canais de transmissão, o qual possibilita a invisibilidade dos números do usuários . Tenho disponibilidade durante os intervalos de aula, pois preciso apenas de 5 minutos para pausa. Como estou três dias por semana durante o horário dos recreios na escola, poderia ser feita uma permuta: uma hora de intervalos trocados por uma hora de formação continuada, às quarta-feiras. ( https://extra.globo.com/economia/tecnologia/noticia/2023/06/whatsapp-lanca-canais-com-numero-ilimitado-de-membros.ghtml)
  • Disponibilizar na sala vaga armário para acomodação dos jogos de xadrez e usufruto durante as aulas de xadrez. (hipótese sugerida pelo Diretor Escolar)
  • Possibilidade de utilização do jogo de xadrez como recurso para criar uma cultura de paz (Arte de Caíssa). Em outras palavras, atrelar a prática do jogo de xadrez nas aulas de Educação Física  às turmas que apresentarem indicadores mais baixos no campo da convivência (com o recurso do resumo geral/estatístico dos formulários seria possível comparar todas as turmas de acordo com o item escolhido).
  1. 3   Aplicação de sanções durante as aulas com o apoio da mediação 

    Em situações de desacato por recusa a seguir orientações passadas pelo professor sem motivo justo e evidente, buscar apoio da mediação para estabelecer medidas cabíveis tendo em vista a mudança das respostas dos estudantes (já em prática)

Diálogo com a Coordenação de Gestão Pedagógica
  1.   MAPA DA SALA DINÂMICO E BASEADO EM GAMIFICAÇÃO (Quanto mais o mais o jogador se entrega, mais a forma domina,  mais o conteúdo, sem desaparecer, rende-se e a obra torna-se bela. João Batista Freire, João Batista. Entre o Riso e o Choro, pág. 74)
O posicionamento na sala de aula deverá refletir o nível de autonomia nas competências básicas, independentemente do professor. Logo, estudantes autocontrolados, disciplinados,  deverão cooperar liberando as primeiras fileiras para os mais dependentes. Posição em frente à mesa do professor deverá ser ocupada por aluno em maior situação de vulnerabilidade Pedagógica. Recomenda-se acomodar pelo menos um estudante positivo por perto, de preferência atrás ou ao lado.

  1. 2  Posicionamento de mesas no fundo da sala viradas para a parede e vacância na mesa em frente a do professor para os anos finais, principalmente para os 6º anos
Uma alternativa para dar opção para o professor melhor gerir a turma em sala de aula seria ter o recurso de reposicionar os estudantes que comprometem o ambiente de aprendizado pretendido, antes de utilizar o procedimento de exclusão temporária, pois, não raras às vezes, há um livramento da perturbação do ambiente por parte do professor e não necessariamente uma punição ao estudante que gerou incômodo.

  1. 3 Criação de uma comunidade  no Whatsapp para os professores
Com este recurso os professores poderiam ficar atualizados sobre as advertências aplicadas pelos outros colegas, e registrar as transgressões que não são formalizadas, facilitando, assim, a adoção de um possível critério de desempate, caso com o número de advertências registradas não seja possível definir qual turma/equipe vai ser beneficiada com a escolha semanal do conteúdo na aula de Educação Física, assim como aquela que ira experimentar o jogo de xadrez.

  1. 4  Elaboração de repertório de sanções por reciprocidade para o professor se valer de acordo com as contingências e respostas apresentadas pelo estudante.  (https://blogadademestre.blogspot.com/p/educacao.html)
Na semana passada uma estudante do 6º agrediu verbalmente o professor. Ao ser comunicada tal atitude à Coordenação de Organização Escolar, foi relatado que aquela era a 4ª advertência verbal que a estudante recebia apenas naquele dia. 
Uma hipótese que de intervenção seria analisar a contingência e a resposta emitida pela aluna e aplicar uma sanção por reciprocidade desde a primeira falta. Exemplo: se a estudante xingasse algum colega durante a aula, estipular que ela lesse e copiasse sobre o que é um argumento ad hominem, caso não se desculpasse e assumisse o compromisso de esforçar para expressar suas insatisfações de forma socialmente aceitável, baseando-se na comunicação não-violenta já trabalhada nas ATPCs e ensinada nas aulas de Projeto de Vida (observação, sentimento, necessidade e pedido). Outra opção seria relatar o ocorrido por escrito, descrevendo quais atitudes do colega contribuíram para sua reação explosiva, possibilitando, assim, estabelecer sanções também para o outro envolvido na contenda.

Na hipótese de ser manter resistente a se adequar às regras de civilidade, tal conduta deveria ser registrada pelo professor em um formulário editável por todos os professores daquela turma e a estudante ficaria com o dever de apresentar o registro para o  docente que aplicasse a medida (agora não mais opcional), ser reposicionada em sala de aula (preferencialmente em frente ao professor; ou em mesa vaga, e em local afastado da porta e de janelas; se tal medida não coibisse, optar por mesa no fundo da sala e virada de frente para a parede), assim como não apresentar mais o comportamento inadequado. Vale ressaltar que se não apresentar a tarefa estipulada até o início do intervalo, deverá sair apenas para o uso de banheiro e se alimentar, retornando em seguida para o cumprimento do dever. Os próximos professores que assumissem a turma no dia teriam o direito de estarem cientes da condição distinta da estudante, e do envolvido no primeiro conflito,  para poder acompanhar a progressão da aprendizagem desta habilidade pela aluna, a qual estaria registrada no formulário de advertência em questão específica para tal fim. Este tipo de medida, de intervenção, teria mais probabilidade de modificar o comportamento/resposta  apresentado do que apenas o registro da atitude e ameaça futura de suspensão, assim como inibir os demais de apresentarem as mesmas condutas negativas.

  1. 5  Uso de celulares dos estudantes colaboradores com acesso a internet para aplicação de sanções
Ao se utilizar o repertório de sanções conceituais disponibilizados em acervo a ser criado, o professor necessitará de mais de um portador textual para aplicação de sanções individuais e personalizadas para que não haja comprometimento da condução da aula programada.

  1. 6  Decoração das salas de aula com recursos que lembrem comunicação não-violenta de modo a facilitar o uso estrutural deste tipo de expressão pacificadora.

  1. 7. Inclusão nas pautas de ATPCS de espaço constante para estudo de dados sobre indisciplina e busca de soluções coletivas e individuais.


1.8 Deixar a sala vaga para alunos que não queiram fazer nada


Diálogo com os demais professores de Educação Física da escola

Sugerir que os estudantes com histórico de violência verbal e física tenham restrições reais para participar do tradicional interclasse. Na última aula de Tecnologia e Inovação, e na anterior de Eletivas, quatro estudantes ficaram discutindo sobre quem jogaria ou não, a estética de funcionalidade de adornos a ser usado durante a partida, comentando sobre as expectativas, etc. Dentre eles, três têm antecedentes de indisciplina, um dos quais, inclusive, com histórico de violência física.

  1. 6. Disponibilizar mais tempo na ATPC para criação de introdução de aulas pautadas pelas competências gerais ( A Heteronomia Moral é a obediência pelo controle externo,  Autonomia Moral  é a obediência pelo controle interno: escolhe-se agir por princípio que se quer válido e universal. Kant)

  • Criar um espaço na pauta da ATPC que anteceda ao evento interclasse para serem tratadas/ questões de disciplina.
Diálogo com Proatec

  • Caso seja considerada válida, elaborar apresentação utilizando recursos fornecidos pelo CANVA ou recurso visual, áudio visual para tornar a apresentação mais agradável e didática.
  • Perguntar se a partir do acesso dos pais à SED pelo e-mail institucional é possível visualizar os e-mails dos estudantes/filhos.


CONSIDERAÇÕES PARCIAIS

Tenho como hábito ficar no corredor entre as salas de aulas nos intervalos, às segundas-feiras, quartas-feiras e quintas-feiras. Logo, teria disponibilidade durante os referidos dias para acompanhamento das monitorias em sala de aula, desde que houvesse um tempo mínimo para meu descanso, o qual poderia ser obtido saindo com a turma que antecede o recreio 5 minutos antes (cooperação das Agentes e equipe de cozinha).
O acompanhamento dos estudantes por monitores poderá ser realizado também por estagiários, caso haja indisposição da comunidade.
Há necessidade de se pensar em outras contrapartidas para os estudantes que se disponibilizarem a cooperar com a organização da escola nos horários de intervalos. Um trabalho conjunto com as disciplina de Projeto de Vida e Grêmio estudantil seria algo válido. Busca de parceria com o terceiro setor também seria plausível.

Incluir intencionalmente uma competência geral no início da aula e articulá-la com a específica programada para o dia também poderia ser alvo de estudos.



11/03/2023 à 15/03/2023


REUNIÃO COM AS AGENTES DE ORGANIZAÇÃO ESCOLAR

  1. Solicitar que façam parte da Comunidade Lydia Rocha do Whatsapp.com.  Desta forma será possível estabelecer uma comunicação instantânea e informal como prévia para formalização de ocorrências mais relevantes, assim como justificar a exclusão temporária de aluno da turma quando for necessária.
  2. Conversar sobre o volume muito grande de estudantes necessitando ir ao banheiro na 6ª aula. Sugerir fazer um aviso faltando alg8ns minutos para o fim.✔️

REUNIÃO COM COORDENADORES DE ORGANIZAÇÃO ESCOLAR

  1. Solicitar que participem da Comunidade do WhatsApp.com ✔️
  2. Solicitar que forneçam  um e-mail para o registro de ocorrências 
  3. Solicitar o uso da sala vaga✔️

REUNIÃO COM A COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA

  1. Após o envio de trecho do vídeo Gestão da sala de aula,  de autoria o Doutor Celso Vasconcelos, e recorte do vídeo Você é passivo agressivo?, de autoria de André Rabelo, Doutor em psicologia e Youtuber, ambos editados por mim, solicitar à Coordenação Pedagógica tempo da formação para o trabalho com alunos com condutas inadequadas nas minhas aulas de Educação Física, Eletivas e Tecnologia e Inovação, justificando minhas ações a partir de conhecimentos científicos e baseando as intervenções a serem aplicadas em sanções por reciprocidade✔️.
  2. Argumentar em favor da condução das minha turmas até a sala de aula quando elas estiverem no primeiro horário, ou logo após o intervalo. Feito com uma agente responsável✔ 
  3. Buscar contato com professores equipe que não fazem formação comigo para solicitar contato pelas TDICS❓

REUNIÃO COM A GERENTE DE ORGANIZAÇÃO ESCOLAR

  • Questionar do porque não haver e-mail institucional ainda para a maioria dos estudantes dos 6º anos, e se há algo que eu possa fazer nesse sentido. ✔️

REUNIÃO COM POC 

  1. Solicitar que faça parte da Comunidade Lydia Rocha do Whatsapp.com.✔️
  2. Conversar sobre trecho do vídeo de autoria do Doutor Celso Vasconcelos,  Gestão de sala de aula, editado e encaminhado para a conta pessoal do Professor Orientador de Convivência para solicitar interação com os alunos através de conversas particulares durante parte do tempo dos ATPCS, e registro da devolutiva através do e-mail pessoal deles.

GAME COM CLASSE

  1. Enviar mensagem para a vencedora e a 3ª colocada do game com classe❓
  2. Passar nos 7°anos e solicitar aos ex alunos do 6°A, 2022, uma chave pix para transferência do valor reverente à vitória coletiva.❓


12/02/2023

REUNIÃO COM POC (Professor Orientador de Convivência)

  1. Estudar sobre a possibilidade de registrar as ocorrências através de formulários do Google✔️
  2. Estudar sobre a possibilidade para os estudantes de formalizarem suas reclamações através do FORMS✔️




01/01/2023 (atualizado em 01/02/2023)

..."Entretanto, a astúcia, a mentira, a força a serviço de uma justa causa podem salvá-la sem contaminá-la, com a condição de ter utilizado meios excepcionais e provisórios" Edgar Morin, p.88. 

Conforme imagem abaixo, ao acessar a Secretaria Escolar Digital (SED) é possível confirmar sua presença na Aula de Trabalho Pedagógico Coletivo (ATPC) ao realizar os apontamentos do local (EFAPE, Diretoria de Ensino ou Escola), data e do tema trabalhado na ATPC, links estes obtidos a partir do botão EFAPE (Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação do Estado de São Paulo). 








Na coluna azul, à esquerda da imagem acima, podemos verificar tanto os botões/links para se confirmar presença (EFAPE- 5º botão de cima para baixo), quanto o Gestão Escolar ( Gestão Escolar - 5º botão de baixo para cima), do qual se obtém a devolutiva do Método de Tecnologia e Inovação, dimensões Formação e Visão.

Como proposta de melhorias no campo da Formação é proposto o incentivo ao compartilhamento de experiências entre pares e a motivação dos que ainda não fizeram formações a fazê-las.

A diversificação de temas de estudo, tais como robótica, cultura maker, gamificação e mídias, são sugeridos como forma de conectar a escola "com a realidade que os alunos encontrarão fora da escola, em suas vidas, no mundo e no mercado de trabalho".

Buscar conteúdos e recursos mais apropriados para determinadas necessidades, além de promover rotinas de planejamento sobre o uso pedagógico de recursos tecnológicos também foram sugestões de melhorias.




Como proposta de melhorias na Dimensão Visão, o diagnóstico foi que há pouco uso de recursos tecnológicos de forma cotidiana entre alunos e comunidade escolar, o que sugere revisão de estratégias e proposição de engajamento dos alunos, experimentando ações inovadoras que poderão ser replicadas em diferentes situações nas escolas, desde que a construção de boas práticas relacionadas ao uso da internet na escola não sobrecarregue a rede, trabalhe com conteúdos inadequados ou promovam posturas antiéticas. 

No 5º item da imagem acima ainda é possível observar o estímulo ao exame de formas alternativas de comunicação eletrônica, e ao convite de estudantes e familiares a opinar e sinalizar preocupações, as quais deverão ser consideradas ao se atualizar os planos e ferramentas de comunicação adotados na escola. 

Considerando os diagnósticos e proposições constantes na devolutiva do Método de Tecnologia e Inovação, ao meu ver seria válido cogitar algumas alternativas no trabalho com competências gerais:

  1. Registrar ocorrências através de formulários do Google de modo a facilitar a comunicação geral entre equipe e docentes✔️
  2. Tratar sobre o tema Registro de Ocorrências com o Coordenador de Organização Escolar e Professor Orientador de Convivência ✔️
  3. Disponibilizar o acesso a computadores da sala de informática durante o intervalo de aulas para a participação do Game Com Classe.❓
  4. Obter colaboração das Agente de organização escolar para controle do uso dos recursos acima mencionados
  5. Criar uma conta no Telegram com o número da conta comercial da Escola de modo a possibilitar o acesso do canal de transmissão t.me/s/Blogadademestreoficial e do grupo de conversa Game Com Classe.
  6. Reduzir o tamanho dos vídeos publicados no canal de modo que possa ser acessado através de prévia sem a necessidade, portanto, do uso do aplicativo.
  7. Introduzir nos títulos do vídeos e no nome do projeto links para acesso do originais publicados na íntegra.❓
  8. Publicar os vídeos concomitantemente no aplicativo do CMSP, o que possibilitará a visualização dos vídeos de forma patrocinada. O comentário neste aplicativo servirá também para confirmação de presença do estudante, caso não tenha comparecido na aula presencial.❓
  9. Instalar uma smart tv no pátio para reproduzir vídeos legendados do youtube.com 
  10. Solicitar à coordenação o direcionamento de tempo da formação para publicação, construção das narrativas  e/ou correção dos comentários virtuais efetuados pelos estudantes.
  11.  Pesquisar junto à Gerente de Organização Escolar como obter acesso  formas de captação de recursos para premiação aos alunos e turmas com maior engajamento.
  12. Buscar registro de imagem dos vencedores do Game Com Classe 2022. Verificar 15/03
As sugestões acima, inclusive, estão em consonância com os itens "n" e "o" das possíveis intervenções a serem adotadas e implementadas pela equipe escolar e professores propostas no Conselho do 4º Bimestre do corrente ano letivo.



31/12/2022 (atualizado em 06/01/2022)

"A prática mental do auto-exame permanente é necessária, já que a compreensão de nossas fraquezas ou faltas é a via para compreensão das do outro. Se descobrimos que todos somos seres falíveis, frágeis, insuficientes, carentes, então podemos descobrir que todos necessitamos de mútua compreensão.

                                                     Edgar Morin, Os sete saberes necessários a educação do futuro, p.100

"..."🤜🏻🤛🏻💭 A absorção  de maneira intensa e total pelo jogo teria sido uma alternativa até viável  para o tédio superficial, desde que não houvesse uma preocupação ingênua pelo resultado da partida na presença de outro  - necessidade afetiva de domínio no virtual temporariamente suplantada pela necessidade afetiva de fuga no ambiente real. Tampouco fosse priorizado em detrimento dos próprios interesses criativos e  necessidade de colaboração anteriormente declarados à uma das integrante de equipe, ou ainda, que não se sentisse falho diante dela devido aos não esclarecimentos sobre a ATPC.💭 


 15/12/2022

Há dois dias atrás, durante a ATPC ( atividade terapêutica pelo celular), tive o privilégio de interagir brevemente com uma colega de trabalho enquanto praticava a Arte de Caissa. Fiquei satisfeito com meu desempenho lúdico, pois, mesmo trocando algumas ideias ao longo daquela disputa, consegui uma boa combinação tática, conforme mostro na imagem 👇 



a qual acabou tornando os ataques seguintes irresistíveis😌👇


No entanto, no campo da comunicação ocorreram algumas imprecisões devido à falta de foco do "condutor das peças brancas" naquilo que realmente importava. 


Uma delas foi a sobre a precisão da nomenclatura aplicada ao retorno que os professores encaminham virtualmente à coordenação após a formação on-line. O termo técnico cogitado foi devolutiva, em vez de desdobramento. Nada que não possa ser reparado, bastando um breve contato virtual e no formato assíncrono 👇



Outra surgiu após uma busca apressada e sem muita calibragem sobre a diferença quanto ao rigor de exigência feita para o envio do desdobramento quando as formações eram totalmente virtuais, e em outra unidade escolar, e agora, com ATPCs híbridas.


O ponto de divergência mais acentuado, contudo, foi sobre a necessidade ou não de se logar no aplicativo do Centro de Mídias de São Paulo para confirmar presença. A pouca e superficial reflexão sobre o tema gerou culpa momentânea e uma solicitação para que tais incertezas não fossem inculcadas no destemido jogador 💭 como se isso fosse possível🤦...

Logo, a ATPC mais sensível (aproximação temporariamente perdida por culpa) bem que merecia uma partida somente após lances de melhor conexão...ah💡... estava me desdobrando para obter um final digno e só precisei pesquisar um pouquinho, uma vez que já o conhecia e sabia exatamente a quem compartilhar👇


“O esperado não se cumpre, e ao inesperado um deus abre o caminho” Eurípedes



"Corporeidade não é fonte complementar de educação, mas seu foco irradiante, primeiro primeiro e principal."  Hugo Assmann








 20/09/2022

Organizar as aulas de Educação Física tomando por base as habilidades e competências socioemocionais destacadas pelo Instituto Ayrton Senna, assim como as gerais constantes na BNCC, é uma forma de buscar uma linha em comum de atuação.

Tal estratégia de se estabelecer fios condutores, temas soberanos, não é nova. Os PCNS, mediante temas transversais ( Trabalho e Consumo, Orientação Sexual, Diversidade e Pluralidade Cultural e Ética), e o Currículo Municipal das Escolas Públicas Municipais já apontavam nesta direção. 

Noto que a transversalidade e/ou soberania de temas se mostrou insuficiente para a transformação dos currículos reais implementados nos mais diversos espaços e tempos escolares. Era necessário mais volume, mais tempo mesmo. 

Com isso, a nova BNCC, e na sua esteira, o Currículo + do Estado de São Paulo trazem novas compilações de organizações curriculares, tais como as disciplinas Eletivas,  Projeto de Vida e Tecnologia e Inovação (Inova). 

No entanto, entendo que reservar exclusivamente a estes momentos os saberes necessários sobre Inovações e Tecnologia,  o preparo para o mundo do trabalho e social se mostram insuficientes. Embora estabelecer um predomínio de estudos sobre estes saberes em tempos programados seja positivo face de experiências anteriores, há que se manter a transversalidade no ensino de habilidades e competências relacionadas a estes conhecimentos também nos outros tempos escolares (aulas, concentração e dispersão, intervalos, turmas de ACD, passeios, etc)

Na disciplina que leciono, por exemplo, a prontidão de alguns estudantes em colaborar com a execução da chamada pública é verificável em  inúmeras turmas. Porém, por vezes se mostra ingênua, pois seria muito mais rápido se todos os professores tivessem acesso a estes dados antes de entrar na sala, a excessão daqueles que tivessem a primeira aula com a turma. Ou ainda mais organizada, uma vez que deixar para os estudantes registrarem no horário seguinte sem combinar com o próximo professor responsável, tampouco oferecer-lhe os referidos dados,  é no mínimo falta de engajamento com o colega.

 Logo, um pouco de cultural digital pode contribuir com a agilização do procedimento de controle de frequência, além de dar mais autonomia e responsabilidades para os estudantes poderem gerir o própria assiduidade. Para tanto, a tentativa de possibilitar aos estudantes registrarem numa página de blog quais foram os estudantes ausentes no dia é bastante pertinente e já foi demonstrada em uma turma no dia de hoje com sucesso.


Mesmo que ainda de forma inicial, outra estratégia pertinente e também já em curso para o aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem é utilizar da gameficação e da divulgação dos resultados obtidos por meio de um canal de transmissão de conteúdo, recurso possível graças ao mensageiro telegram (conversar com a coordenacão sobre adequação da linguagem). Dessa forma, os estudantes poderão obter de seus educadores ( professores, coordenadores, mediadores e agentes de organização escolar) feedbacks
em tempo real sobre seus desempenhos acadêmicos no campo atitudinal, podendo, com isso, rever as próprias atitudes na hipótese da conduta não for compatível com o desenvolvimento e/ou aprimoramento de habilidades e competências socioemocionais.

Aproveitando ao máximo o que as TDICS têm a nos oferecer, caso algum estudante se sinta prejudicado por alguma autoridade ele poderá de forma autônoma registrar/formalizar sua reclamação em formulário da Google.com ( falta incluir os e-mails do mediador e vice no campo dos criadores do formulário e alguns ajustes na configuração, os quais poderão melhor ser compreendidos com a colaboracão dos Proatecs). Estudar sobre procedimentos questionáveis realizados pelas autoridades constituídas, e dar feedback para os estudantes o quanto antes, pode ser uma alternativa para fomentar nos aprendizes o diálogo como recurso valioso para o enfrentamento dos conflitos sociais.

Aproveitando o ensejo, penso que seria relevante tecer algumas indagações com o que observo nos trabalhos realizados nos anos iniciais e finais no tocante à convivência:
  • Por que os trânsito do pátio para as salas de aula, e destas para o pátio ao final do período letivo é feito com acompanhamento pedagógico pelos professores nos anos iniciais e nos finais não (pelo menos nesta unidade é o que observo)?
  • Por que por vezes chego na sala de aula e tem vários em pé, utilizando celulares, se alimentando com doces e até dormindo?
  • Lousas sem apagar, e eu também deixo a desejar neste quesito, seria um incômodo apenas no final do período letivo?
  • Por que nesta unidade preciso registrar as ocorrências dos estudantes e na escola anterior não? E se for realmente imprescindível, aprimorar os tipos de lapsos e comunicá-los por formulário não seria mais eficaz?

Nas aulas de Tecnologia da Informação e Inovação não é diferente ( EF06TEC15- Discutir problemas sociais e locais em ambientes mediados por tecnologia). Sistematizar o currículo desta disciplina de forma articulada com conhecimentos e inteligência emocional contribui sobremaneira para ressignificar alguns conceitos arraigados que a própria formacão escolar acaba construindo. Nesse sentido, que tal respondermos juntos o fórum 6? Para comentar, clique aqui!



Para verificar os demais  canais de comunicação, toque nos links a abaixo: